Prof.º Dr. Fabiano Prata Nascimento

Especialista em Ortopedia e Traumatologia Pediátrica

“Pisada torta”: quando e como tratar?

por | fev 16, 2023 | Sem categoria | 0 Comentários

Problemas ortopédicos na infância precisam de cuidados

Porém, nem sempre são motivo de preocupação

Os problemas e condições ortopédicas em crianças, que necessitam do acompanhamento de um especialista, são mais comuns do que se imagina. Uma queixa muito frequente no consultório é a pisada torta, um termo popular que descreve a forma como as crianças pisam, ou, em alguns casos, alguma deformidade ou desvio articular que impacta diretamente na forma como os pés se movem em relação ao solo.

“Crianças podem apresentar características ortopédicas distintas,
é importante a avaliação de um ortopedista pediátrico
para acompanhar o crescimento e, quando necessário, indicar o melhor tratamento”  Fabiano Prata

 

Os pais devem observar a pisada da criança na infância.

Importante observar a pisada da criança.

Como nem sempre é motivo de preocupação, os pais não sabem quando e como tratar e nem qual especialista devem procurar para esses cuidados com os filhos.

A pisada das crianças quase sempre é observada pelos adultos desde os primeiros passos. É importante destacar que a maioria das crianças nascem com os pés chatos, e a curvatura natural do arco do pé se desenvolve ao longo dos primeiros anos de vida.

Normalmente, as crianças têm marcha irregular e sem coordenação nos primeiros anos de vida, quando os pés ainda estão se adaptando a receber o peso do corpo e a ajudar no equilíbrio, e, depois, ficam mais firmes a partir do 4º ou 5º ano.

 

Nessa faixa etária, a partir dos quatro ou cinco anos, que algumas particularidades surgem. Estas condições podem ocorrer em crianças por diversos motivos, incluindo genética, problemas durante o desenvolvimento fetal ou lesões.

Quando uma criança corre, o impacto com o solo faz com que as articulações dos membros inferiores sustentem um peso oito vezes maior do que o normal, porém, quando a pisada é torta, pode haver uma série de transtornos e consequências durante e depois do desenvolvimento.

O que é a pisada torta ou alteração na pisada?

Trata-se de um desvio principalmente no eixo do calcanhar e também nos demais ossos do pé em relação aos ossos da perna. Assim, o problema é caracterizado pela formação de um ângulo inadequado no eixo de carga, resultando na alteração.

Essa situação mencionada, pode ser classificada em dois os tipos: pronada e supinada.

Enquanto na pronada ocorre um desvio medial das articulações, fazendo com que o pé se incline para a parte de dentro e a área tenha maior contato com chão. Por outro lado, na pisada supinada acontece ao contrário, ocorre um desvio lateral fazendo com que o tornozelo fique inclinado para fora.

Como descobrir se a criança tem esse problema?

Ao notar que a criança pisa de forma incomum, tem dificuldade para se equilibrar, tropeça com facilidade, não consegue correr normalmente, é o momento certo para agendar uma consulta com o ortopedista pediátrico para que uma avaliação seja feita.

Muitos casos não são motivo de preocupação. Todavia, outros merecem uma análise mais detalhada, que pode incluir a avaliação ortopédica com a consulta e exames complementares.

Atualmente, a definição de “pé normal” não depende simplesmente da morfologia do pé, ou seja, simplesmente do seu formato. Na verdade, o formato acaba sendo o que menos impacta no desenvolvimento dos pés infantis.

As características importantes em um pé infantil normal são:

• Ausência de dor – ou seja, o paciente deve ter um pé sem dor;
• Funcionalidade – conseguir correr, pular e brincar como os coleguinhas da mesma idade;
• Flexibilidade – deve ter os movimentos livres nas articulações do pé e tornozelo.

Nota-se que a maioria dos ortopedistas infantis são especialistas no assunto e os estudos, pesquisas, análises e experiências sempre têm as crianças como foco, o que contribui não somente para a consulta, mas também para o entendimento profundo de cada caso.

“As crianças não são adultos pequenos. Eles nem sempre podem dizer o que os está incomodando, ou
responder a perguntas médicas durante um exame. Por isso, é importante que o profissional (ortopedista
pediátrico) permita que a criança se sinta confortável, confiante e seja colaborativa durante a consulta e o
exame clínico, além de traduzir as informações para melhor entendimento dos pais.” Fabiano Prata

Quais são os melhores tratamentos para essa condição?

O tratamento depende de cada caso, Algumas vezes, um calçado apropriado, outras, o tratamento de desequilíbrios musculares e correções mais específicas.

 

Sobre Dr. Fabiano Prata Nascimento

Médico ortopedista e traumatologista, formado pela Faculdade de Medicina do ABC há mais de 20 anos, Doutor em Ciências da Saúde e Mestre em Medicina em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Especialização em Ortopedia Pediátrica pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, área que se dedica e atua há 22 anos.

A escolha pela ortopedia pediátrica se deu quando fez estágio na AACD e se identificou pelo propósito de atender e tratar as crianças com paixão pela especialidade até hoje.

Fez parte da Disciplina de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina do ABC, onde atuou como preceptor, assistente do Grupo de Ortopedia Pediátrica, coordenador do Hospital Estadual Mario Covas de 2000 até 2018.

É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica e AO Alumni Association.

Para saber quais atividades mais indicadas e as condições do crescimento e da saúde dos seus filhos, acompanhe as dúvidas no site, as redes sociais e veja o endereço mais próximo e agende uma consulta.

A presença de enfermidades crônicas exige avaliação médica para individualizar ajustes.

Fabiano Prata atende em quatro endereços:

São Paulo (Ibirapuera e Higienópolis) – Agende sua consulta aqui | Vita Ortopedia

Santo AndréAgende sua consulta aquiInstituto Prata de Ortopedia

Monte AltoAgende sua consulta aqui – Instituto Clínico Ortopédico

*Imagem Freepik

Prof.º Dr. Fabiano Prata Nascimento

Especialista em Ortopedia e Traumatologia Pediátrica

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *