Praticar esportes é saudável em qualquer idade!
Seja para o corpo ou para a mente, mas é importante respeitar limites.
Do netinho ao avô, passando pelos adolescentes, bem como, por aquele tio hipertenso e pela prima que engravidou uns meses atrás, nesse sentido todos já sabem da importância das atividades físicas para manter uma boa saúde, mas nem todo mundo sabe qual o tipo de exercícios e frequência indicada para cada idade e condições físicas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu parâmetros ideais de exercícios de acordo com as faixas etárias, indicando tempo de duração, frequência e tipo de exercício.
As recomendações apresentadas dizem respeito a três grupos etários: dos 5 aos 17 anos de idade; dos 18 aos 64 anos de idade; e dos 65 anos ou mais, todavia, independentemente da idade, a OMS sinaliza que, manter-se ativo melhora a aptidão cardiorrespiratória e muscular, a saúde óssea e funcional e reduz o risco de doenças não transmissíveis. A pergunta que fica é: quais são as atividades físicas indicadas para cada faixa etária?
Crianças e jovens
Nessa fase, não adianta martelar que é melhor desligar o celular e a TV e sair correndo por aí pois é bastante complicado a criança ter a iniciativa sozinha. Jogos, brincadeiras, vale tudo para tirar a criançada do marasmo e de frente das telinhas e telonas, o jeito é sempre focar sempre na diversão seja ao andar de bicicleta ou triciclo, participar de brincadeiras ativas, e por aí vai – nada que um bom parquinho não ofereça. As atividades físicas são fundamentais para o desenvolvimento infantil.
Já é notório que a molecada que se movimenta também se estressa menos e aperfeiçoa habilidades cognitivas, o que se reflete num bom desempenho escolar. Tudo isso, sem falar na socialização com os outros e o aprendizado que um esporte coletivo traz como respeito às regras, aprender a competir e até entender seus próprios limites.
A maior parte da atividade física diária deve ser aeróbica, seja como for, as atividades de intensidade vigorosa devem ser incorporadas, incluindo aquelas que fortalecem músculos e ossos, pelo menos três vezes por semana.
Para essa faixa etária é recomendo pelo menos 60 minutos de atividades físicas por dia, tendo em vista que a quantidade excedente ao tempo mínimo, tende a somar benefícios à saúde e atrair a atenção dos pequenos com atividades para grupos de crianças, pois considera-se que a diversão é mais completa quando vem acompanhada de outras crianças ou até dos adultos.
Recomendações:
• Os momentos ativos devem trabalhar o fôlego (nadar, dançar…), a força muscular (escalar…) e o esqueleto (pular corda…). Certas práticas, como basquete, cumprem mais de um desses requisitos.
Matricular as crianças em escolinhas de esportes também é uma boa opção, pois, com isso, é possível aliar diversão, exercícios e disciplina.
Atividades esportivas para cada faixa etária:
• Bebês de 0 a 2 anos: o incentivo a serem ativos é fundamental, mesmo que seja por curto período no dia. Mesmo antes do engatinhar, devem ser encorajados ao movimento de cabeça, corpo e membros. os que já estão andando, recomenda-se 180 minutos de atividades, que podem ser divididas ao longo do dia. Importante não as deixar sedentárias por longo período;
• Dos 3 aos 5 anos: estimule a brincar e estar ativo durante o dia. Brincadeiras com bola, correr, pular e colocar o corpo para mexer inclusive em brincadeiras na água. Devem acumular pelo menos 180 minutos de atividade física. Nessa fase já é possível exe4rcícios estruturados como natação, danças e lutas.
• A partir dos 5 anos até os 10 anos – ideal para desenvolver habilidades motoras, a flexibilidade e a agilidade, ou seja, vários esportes são permitidos, principalmente com a introdução de exercícios aeróbicos de baixa intensidade e longa duração;
• Entre 6 até os 19 anos; ter pelo menos 60 minutos de exercícios diários, entre atividades de intensidade moderada a vigorosa, ou seja, as que fazem o coração bater mais rápido e a respiração acelerar. Pedalar, brincar, correr, saltar. Ultrapassar os 60 minutos ainda melhora os benefícios. Pelo menos três vezes na semana, recomenda-se atividades que envolvam flexibilidade com os movimentos articulares principais. Essa prática melhora o bem-estar físico, emocional e social.
Modalidades esportivas por faixa etária:
• Natação: do bebê ao adulto, todos podem e é considerado um exercício completo para todas as idades;
• Futebol e artes marciais podem ser iniciadas entre 3 e 6 anos;
• Ballet é indicado para crianças na faixa etária entre 5 e 8 anos;
• Basquete e vôlei são opções para crianças entre 4 e 7 anos;
• Tênis é uma modalidade que se pode iniciar entre 8 e 12 anos.
Agora que você já sabe qual é a atividade física ideal para cada idade e importante lembrar que a criança mantenha o acompanhamento regular com o pediatra, visando um adequado crescimento e desenvolvimento e sinta prazer na atividade física praticada, e não que esteja fazendo só porque é modinha entre os colegas ou, principalmente, que tenha sido imposta pelos pais.
Adultos
Além de efeitos clássicos dos exercícios, como controle do peso, proteção ao coração, a atividade física também ajuda reprimir doenças neurológicas, a exemplo do Alzheimer, e turbinar o raciocínio, a memória e o bem-estar mental. Nesse último ponto, os resultados são percebidos após poucas sessões.
Do ponto de vista das metas, frequentemente o limiar de 150 minutos de exercício moderado por semana segue valendo. Só que extrapolá-lo, desde que aos poucos e respeitando o próprio corpo, em geral faz bem.
Os benefícios à saúde são mais significativos se houver o aumento da atividade física aeróbica de intensidade moderada para 300 minutos por semana, ao passo que se houver junção de atividades de fortalecimento muscular, melhor ainda. Porém, o cuidado com as lesões, que acabam fomentando o sedentarismo, deve ser um fator de atenção.
Encontre uma atividade que te agrade e coloque o corpo para mexer.
Recomendações:
• Fazer de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada por semana ou de 75 a 150 minutos em intensidade vigorosa.
• Atingiu essas marcas? Pois superá-las pode agregar mais benefícios. Discuta seus limites com um profissional.
• Duas ou mais sessões de musculação ou outro exercício resistido, trabalhando todos os grupos musculares, também são indicadas.
• Incluir, quando possível, práticas que aprimoram a flexibilidade, como pilates e o bom e velho alongamento.
• Ficar sentado o dia todo é péssimo. Levante-se mais durante o dia.
Idosos
Ter a ideia de que os mais velhos precisam repousar o dia todo é bastante ultrapassada. Nessa idade, as pessoas conseguem se exercitar e, com isso, manter a autonomia. Além de preservar a saúde respiratória, muscular e óssea, a prática de atividade física pelos idosos reduz o risco de declínio cognitivo provocado pelo envelhecimento.
Aos que já passaram dos 65 anos, a dica é de pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbia de intensidade moderada durante a semana ou pelo menos 75 minutos de atividade física aeróbica intensa durante o mesmo período. Antes de mais nada, a atividade deve ter pelo menos 10 minutos de duração.
Os idosos com mobilidade reduzida, devem realizar atividades físicas para melhorar o equilíbrio e, com isso, o risco de quedas, pelo menos três dias por semana. Esse grupo, quando acometido por limitações, deve realizar atividades de acordo com suas condições físicas. O importante é se manter ativo e funcional.
Recomendações:
• Se tudo estiver em ordem, o idoso pode seguir as diretrizes dos adultos em geral.
• Incluir práticas de equilíbrio na rotina ajuda a escapar de quedas e ossos quebrados.
• É importante delinear a intensidade e a quantidade de acordo com o condicionamento físico de cada um.
• A presença de enfermidades crônicas exige avaliação médica para individualizar ajustes.
Realize exames antes de iniciar as atividades
Para as crianças que vão ter uma rotina esportiva ou pessoas que passaram muito tempo sem praticar exercícios físicos, o retorno para essas atividades deve ser feito aos poucos. Da mesma forma, antes de iniciar a prática, é importante passar por atendimento médico.
Por meio de uma avaliação e da realização de exames de rotina, é possível identificar possíveis problemas de saúde e evitar lesões musculares e ósseas, que podem levar a grandes problemas de mobilidade no futuro.
Quer saber mais sobre dicas para saúde do seu filho e como é o desenvolvimento da musculatura e dos ossos dele? Veja outras notícias e fique sempre informado.
Realize exames antes de iniciar as atividades
Para as crianças que vão ter uma rotina esportiva ou pessoas que passaram muito tempo sem praticar exercícios físicos, o retorno para essas atividades deve ser feito aos poucos. Da mesma forma, antes de iniciar a prática, é importante passar por atendimento médico.
Por meio de uma avaliação e da realização de exames de rotina, é possível identificar possíveis problemas de saúde e evitar lesões musculares e ósseas, que podem levar a grandes problemas de mobilidade no futuro.
Quer saber mais sobre dicas para saúde do seu filho e como é o desenvolvimento da musculatura e dos ossos dele? Veja outras notícias e fique sempre informado.
Sobre Fabiano Prata Nascimento
Médico ortopedista, formado pela Faculdade de Medicina do ABC, Doutor em Ciências da Saúde e Mestre em Medicina em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, fez residência médica em Ortopedia e Traumatologia e a especialização, realizada pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, foi em Ortopedia Pediátrica, área que se dedica e atua há 22 anos.
A escolha pela ortopedia pediátrica se deu quando Dr. Fabiano fez um estágio na AACD e descobriu que tratar as crianças era gratificante e, então, descobriu ser a área que desejava seguir dentro da ortopedia.
Dentro de sua área, o maior desafio é enfrentar doenças complexas que podem deixar sequelas ou até representar risco de vida, o que é amplamente recompensado quando recebe um sorriso e percebe que fez a diferença na vida de uma criança e de sua família. “Sem dúvidas, essa é a minha maior alegria e recompensa dentro da profissão”, afirma Dr. Fabiano
Para saber quais atividades mais indicadas e as condições do crescimento e da saúde dos seus filhos, veja o endereço mais próximo e agende uma consulta.
Fabiano Prata atende em quatro endereços:
São Paulo (Ibirapuera e Higienópolis) – Agende sua consulta aqui | Vita Ortopedia
Santo André – Agende sua consulta aqui – Instituto Prata de Ortopedia
Monte Alto – Agende sua consulta aqui – Instituto Clínico Ortopédico
0 comentários