Prof.º Dr. Fabiano Prata Nascimento

Especialista em Ortopedia e Traumatologia Pediátrica

Como tratar problemas ortopédicos nas crianças

por | mar 16, 2023 | Sem categoria | 0 Comentários

Cuidados com o corpo da criança para o desenvolvimento.

Saiba a hora de procurar o ortopedista pediátrico e as vantagens

 

Uma subespecialidade da ortopedia, que é de fundamental importância para a infância e para o desenvolvimento, é a pediátrica. A área é competente e especializada para tratar dos problemas ortopédicos nas crianças.

A ortopedia é uma especialidade da medicina, especializada por avaliar e tratar das doenças e traumas do sistema musculoesquelético.

Trata-se de uma área que, dificilmente, alguém não conheça ou, na fase adulta, não tenha precisado em algum momento por ter dores no corpo, traumas, lesões ou problemas ligamentares.

Há inúmeras subespecialidades que existem dentro da ortopedia e que geralmente são bastante conhecidas, como mãos, joelhos, ombros, pés, tornozelos, cotovelo, coluna, oncologia…

Entretanto, nem todo mundo sabe que existe uma delas dedicada especialmente às crianças e adolescentes.

Apesar de não ser tanto conhecida ou divulgada, é uma área tão vasta, que chega a tratar de 1/3 de todos os temas abordados pela ortopedia como um todo. Veja os principais tratamentos e problemas ortopédicos nas crianças:

  • Traumas, fraturas, lesões e infecções ósseas e articulares;
  • Dores articulares do crescimento ou por sobrecarga;
  • Deformidades nos pés: torto, congênito, plano ou cavo;
  • Neuromusculares: paralisia cerebral, mielomeningocele;
  • Tumores ósseos;
  • Deformidades angulares no joelho;
  • Quadris: luxação congênita, displasia, legg-perthes, eifisiólise, artrite, osteomielite…;
  • Coluna: cifose, escoliose, retificação da lordose cervical e lombar…
  • Doenças neurológicas: síndrome de down, do espectro autista;
  • Adultos com sequelas de lesões ocorridas na infância.

Quais os benefícios de tratar com o ortopedista pediátrico?

Muitas pessoas tratam as crianças como se fossem “adultinhos” ou adultos pequenos. Isso é um equívoco, em qualquer área da vida, o que também se encaixa perfeitamente quando falamos de tratamentos médicos.

“É natural imaginar e compreender que as crianças até podem ter ou passar por problemas e diagnósticos parecidos com os dos adultos, mas sempre há restrições e características próprias que, na maior parte

dos casos, o cuidado será totalmente diferenciado.” Fabiano Prata

O especialista em ortopedia pediátrica tem fundamental importância para o tratamento específico das crianças, pois é a pessoa que estuda e recebe o treinamento adequado para cuidar das lesões e doenças nessa faixa etária.

Ao mesmo tempo, os bebês e as crianças passam, ao longo do desenvolvimento, por diversas fases de transformações e o sistema musculoesquelético está em formação, é um momento completamente  diferente da fase adulta.

Tendo em vista essas transformações, o especialista pode acompanhar, avaliar, operar (quando necessário) indicar os melhores tratamentos com os melhores resultados.

Portanto, assim como outras especialidades da medicina, não é difícil imaginar que os recém-nascidos, as crianças e os adolescentes têm em seus corpos a mesma fisiologia ou necessidades de um adulto.

Problemas ortopédicos em crianças podem refletir na vida adulta

Nota-se então que, da mesma forma que os pais ou responsáveis buscam pelo pediatra para as consultas e acompanhamento dos seus filhos, quando o assunto for relativo à ortopedia, há também a necessidade de procurar o ortopedista pediátrico.

Algumas patologias começam a se desenvolver na infância e os problemas podem refletir na vida adulta. Contudo, o diagnóstico precoce de qualquer alteração, seja no quadril ou do próprio desenvolvimento, poderá evitar sequelas futuras.

“Pensando na medicina de modo geral, dificilmente um tratamento será exatamente o mesmo entre dois adultos distintos, com histórico e necessidades diferentes, nesse mesmo sentido, essa distância aumenta

ainda mais quando trazemos a realidade para um bebê, criança ou adolescente” Fabiano Prata

A maior parte das crianças chegam até o ortopedista pediátrico após os pais, ou responsáveis, perceberem alguma irregularidade, entretanto, em alguns casos, os problemas são recorrentes do próprio crescimento da criança.

Todavia, faz-se necessário a avaliação do médico que com exames clínicos e de imagem vai diferenciar os casos que precisam ou não de acompanhamento e tratamento.

 

Qual a diferença e a importância do ortopedista pediátrico e do pediatra?

Inicialmente vamos falar sobre a semelhança, já que as duas áreas da medicina são as especializadas e responsáveis pelos cuidados infantis. Esse, de fato, é o único ponto em comum, no mais, as diferenças são bastante significativas.

Enquanto o pediatra é o médico geral que cuida de todos os aspectos da saúde infantil, desde o nascimento até o fim da adolescência, tratando uma ampla variedade de condições médicas, desde as infecções até doenças crônicas ou problemas respiratórios, o ortopedista pediátrico vai tratar de lesões e doenças ortopédicas nas crianças.

criança com-a-perna-engessada-e-enfaixada-em-um-banquinho-com-muletas-ao-lado-dele-conceito-de-reabilitacao-de-pessoas-apos-lesoes-graves-por-acidente-fisico

Desde o nascimento da criança, geralmente, os pais ou responsáveis já fazem um acompanhamento periódico com o pediatra, mas isso nem sempre acontece com o ortopedista.

Nesse sentido, porém, podemos dizer que existe a mesma importância, mesmo que não haja percepção de um problema, os pais agendem uma consulta com especialista em ortopedia pediátrica para verificar as condições da criança e se há necessidade ou não de tratamento.

 

“Logo nos primeiros anos de vida, é sempre importante a avaliação e uma consulta com o ortopedista pediátrico, pois qualquer problema ou desvio do eixo ósseo, sendo constatado, o tratamento preventivo ou

precoce sempre trarão resultados mais significativos.” Fabiano Prata

 

Quem é indicado para tratar problemas ortopédico em crianças?

Em relação à formação, após conclusão na faculdade de medicina, o pediatra se especializa direto na área, enquanto o ortopedista, primeiro vai ter a especialização em ortopedia e, posteriormente, em ortopedia pediátrica.

A grande vantagem é que, apesar as especializações serem bastante diferentes, as duas áreas se complementam.

 

A prática esportiva das crianças e o ortopedista pediátrico

Para cada faixa etária, existe uma indicação diferente para a prática esportiva, sempre com acompanhamento e indicação de um professor que oriente corretamente a postura, movimentos, aquecimento e limites para as crianças.

Além disso, antes de começar qualquer atividade esportiva, recomenda-se que os pais passem a criança em uma consulta com ortopedista para analisar os melhores exercícios, preparo do corpo e qual o esporte mais indicado para aquela criança e suas condições físicas.

Lembre-se, mesmo problemas ortopédicos nas crianças o ortopedista pediátrico deve ser consultado para análise e preparo de atividades físicas.

 

Sobre Dr. Fabiano Prata Nascimento

Médico ortopedista e traumatologista, formado pela Faculdade de Medicina do ABC há mais de 20 anos, Doutor em Ciências da Saúde e Mestre em Medicina em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Especialização em Ortopedia Pediátrica pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, área que se dedica e atua há 22 anos.

A escolha pela ortopedia pediátrica se deu quando fez estágio na AACD e se identificou pelo propósito de atender e tratar as crianças com paixão pela especialidade até hoje.

Fez parte da Disciplina de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina do ABC, onde atuou como preceptor, assistente do Grupo de Ortopedia Pediátrica, coordenador do Hospital Estadual Mario Covas de 2000 até 2018.

É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica e AO Alumni Association

Para saber quais atividades mais indicadas e as condições do crescimento e da saúde dos seus filhos, acompanhe as dúvidas no site, as redes sociais e veja o endereço mais próximo e agende uma consulta.

Fabiano Prata atende em quatro endereços:

São Paulo (Ibirapuera e Higienópolis) – Agende sua consulta aqui | Vita Ortopedia

Santo AndréAgende sua consulta aquiInstituto Prata de Ortopedia

Monte AltoAgende sua consulta aqui – Instituto Clínico Ortopédico

ortopedia – pediátrica – crianças – problemas – importância

Prof.º Dr. Fabiano Prata Nascimento

Especialista em Ortopedia e Traumatologia Pediátrica

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *